domingo, 6 de junho de 2010

Vitamina C


Conhecida com ácido ascórbico, é um material branco, hidrossolúvel e cristalino, facilmente oxidado pelo calor e rapidamente absorvido pelo intestino delgado. É necessária para a produção de colágeno, manutenção e integridade das paredes capilares, formação dos glóbulos vermelhos do sangue, metabolismo de alguns aminoácidos, absorção do ferro, formação de dentes e ossos, aumenta a resistência às infecções e favorece a cicatrização de queimaduras.
Atua como um importante antioxidante, neutralizando a ação dos radicais livres que desencadeiam o processo de envelhecimento precoce, além de aumentarem o risco para o desenvolvimento de câncer e doenças do coração. Protege a pele do sol, prevenindo rugas, manchas e desidratação.
A ingestão diária recomendada de vitamina C varia de acordo com a idade, sexo, grupo de risco (ver “Grupos de risco”) e com os critérios individuais aplicados nos países. Nos EUA, a DDR para os adultos é 60mg (Conselho Nacional de Investigação), mas esta recomendação varia de 30mg no Reino Unido a 100mg na antiga União Soviética (200mg para as grávidas). Provas recentes estabelecem a estimativa para as necessidades de manutenção de uma saúde ótima na região dos 100mg diários.
A vitamina C está disponível em comprimidos convencionais, efervescentes e mastigáveis, comprimidos de libertação temporizada, xaropes, pós, granulados, cápsulas, gotas e ampolas, tanto isoladamente como em preparações de polivitamínicos e minerais.

0 comentários:

Postar um comentário