segunda-feira, 28 de junho de 2010

Necessidades nutricionais da mulher nos ciclos da vida


Adolescência (10 a 19 anos)
Fase de grandes modificações físicas, psicológicas e fisiológicas. Requer mais energia e nutrientes. É caracterizada pelo início do período fértil e pela definição dos hábitos alimentares. Nesse período, as mulheres estão suscetíveis a deficiências nutricionais como: anemia, avitaminoses, fadiga e baixo rendimento escolar.
Nutrientes recomendados:
Proteína, ferro, cálcio, zinco, cobre e vitaminas A, C, D e E.
Fase adulta (20 a 40 anos)
Nessa fase, os sintomas da TPM estão mais evidentes. Há maior preocupação com a estética, manutenção de peso e retardo do envelhecimento. É um momento importante para a adoção de hábitos alimentares saudáveis, reduzindo os riscos de doenças, como por exemplo, o câncer de mama. Período fértil propício para a gestação. Constipação é uma das principais queixas das mulheres.
Nutrientes recomendados:
Soja, fibras solúveis e insolúveis, ferro, cálcio, magnésio, ácido fólico e antioxidantes (zinco, selênio e vitaminas A,C, e E).
Fase adulta pré-menopausa (40 a 55 anos)
É uma fase de intensas mudanças físicas, psicológicas e musculares. A menstruação torna-se irregular e os sintomas da menopausa começam a aparecer.
Nutrientes recomendados:
Soja, fibras solúveis e insolúveis, cálcio, vitamina D e antioxidantes (zinco, selênio e vitaminas A, C e E).
Fase adulta pós-menopausa (acima de 55 anos)
Período em que ocorre redução do estrogênio endógeno, o que intensifica os sintomas da menopausa. Há perda de massa magra e óssea intensa, o que aumenta o risco de osteoporose. Também há aumento dos níveis de colesterol LDL e triglicerídeos, o que representa risco para doenças cardiovasculares. A constipação se intensifica nesse período. A fase é de risco para outras doenças como câncer de mama, cólon e diabetes.
Nutrientes recomendados:
Soja, fibras solúveis e insolúveis, cálcio, vitamina D e antioxidantes (zinco, selênio e vitaminas A, C, e E).

0 comentários:

Postar um comentário