domingo, 20 de junho de 2010

Sinusite

Os seios da face são cavidades nos ossos ao redor do nariz, das bochechas e dos olhos. Essas cavidades são revestidas por membranas que produzem muco, o qual tem função de proteção. Quando os seios da face não drenam adequadamente esse muco, ele fica acumulado e estagnado, tornando a área propícia a infecções. Durante uma infecção aguda, devem ser ingeridos apenas alimentos leves.
Dicas: consuma um copo de água pura a cada duas horas. Beba chá-verde, sucos verdes e caldos. Aumente a ingestão de alimentos que não interferem na produção do muco, tais como: cereais integrais, hortaliças, frutas frescas, azeites, sementes e nozes. As sementes de linhaça e o consumo de peixe reduzem as inflamações.
Quem sofre de sinusite crônica deve eliminar de sua dieta todos os alimentos que produzem muco, tais como: laticínios, farinha de trigo, chocolate, ovo, alimentos fritos e processados. Açúcares e sucos de frutas devem ser reduzidos ou eliminados, pois alimentam os fungos em pessoas com sinusite crônica. O sal e o álcool possuem efeito desidratante sobre os seios da face, provocando mais inflamações. Portanto, evite álcool e restrinja o consumo de sal.
Suplementos nutricionais que podem ser utilizados
Equinácea (reduz a congestão causada pelo muco), óleo de orégano (propriedades antibacterianas e antifúngicas), bromelaína (enzima do abacaxi), vitamina C e n-acetilcisteína (afina as secreções de muco).

0 comentários:

Postar um comentário