sexta-feira, 18 de junho de 2010

O Poder da Aveia

 http://vidaempaz.files.wordpress.com/2008/10/aveia.jpg

A aveia (Avena sativa L.) é um cereal que pertence ao gênero Avena, da família Gramineae. Desde 1.000 a.C. é reconhecida na Europa e Inglaterra como alimento essencial para a saúde. Pertencente à mesma família do trigo, é muito mais rica em substâncias nutritivas, devido não perder as vitaminas e minerais durante o processo de beneficiamento. Sua cultura é típica de regiões temperadas e acredita-se que seja originária da Escócia (daí ser conhecida como “cereal escocês”).
Este alimento possui alta qualidade nutricional, é rico em proteínas, vitaminas, amidos complexos e fibras, sendo que o farelo de aveia possui alto teor de ß-glucanas, um tipo de fibra hidrossolúvel, resistente aos processos digestivos. Além disso, têm tendência a formar soluções viscosas e géis, quando em contato com a água.
O colesterol é um componente essencial das membranas estruturais de todas as células e o principal componente do cérebro e células nervosas. É encontrado em altas concentrações nos tecidos glandulares e no fígado, onde é sintetizado e armazenado. O colesterol também é precursor dos hormônios esteróides, dos ácidos biliares e da vitamina D.
Apesar da importância relevante do colesterol em diversas funções orgânicas, o aumento plasmático de seus níveis tem ocasionado sérios problemas à saúde da população. As dislipidemias estão entre os mais importantes fatores de risco da doença cardiovascular aterosclerótica, integrando o conjunto de doenças crônico-degenerativas com história natural prolongada.
Uma dieta rica em fibras tem sido claramente associada à diminuição do risco de mortalidade por doenças cardiovasculares, independente do consumo energético, de gordura ou outros fatores que afetem a dieta.
Em função das ß-glucanas, a aveia tem sido largamente estudada como agente hipocolesterolemiante. Estudos com farelo de aveia demonstram forte ação na redução dos níveis séricos de colesterol. Este efeito pode ser atribuído à absorção de ácidos biliares após sua desconjugação pelas bactérias intestinais, sendo excretado pelas fezes, diminuindo o pool de ácidos biliares no ciclo entero-hepático, ou pelos ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), produzidos pela degradação bacteriana das fibras no cólon, os quais também inibiram a síntese de colesterol hepático e incrementariam a depuração de LDL12.
Em 1997, o FDA (Foods and Drugs Administration), importante órgão regulamentador de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, após uma rigorosa avaliação de estudos clínicos e epidemiológicos, reconheceu a eficiência da ingestão de 3 gramas diárias de fibras solúveis na redução dos riscos de doenças coronarianas. Com isso, autorizou o uso de mensagens sobre os benefícios de redução do colesterol nas embalagens de farelo de aveia.
VALORES NUTRICIONAL DA AVEIA (Porção: 100g)
  • Calorias: 379 kcal
  • Carboidratos: 64,8 g
  • Proteínas: 17,4 g
  • Lipídeos: 5,8 g
  • Colesterol: 0 g
  • Fibras: 10,3 g

0 comentários:

Postar um comentário