
A adolescência é o período da vida que compreende indivíduos dos 10 aos 19 anos, 11 meses e 29 dias. O IMC (índice de massa corporal) é o instrumento para a detecção de obesidade, sobrepeso e magreza em adolescentes.
Índice de Massa Corporal (IMC)
- Deve-se usar pontos de corte diferentes do adulto, pois o adolescente está em fase de crescimento.
- Usar IMC em uma curva de distribuição, segundo percentis para sexo e idade (referência: população sadia).
Pontos de corte IMC: p5, p85
Classificação IMC:
Baixo peso:
Adequado: p5 – p84
Risco para Sobrepeso:
Obeso:
Alterações Psicológicas
- Período de maturação do organismo e mente;
- Desenvolvimentos intelectuais e emocionais são rápidos;
- Período de responsabilidades da adolescência (incluindo a alimentar);
- Busca da independência = dissociação dos hábitos alimentares familiares.
Imagem Corpórea
- Desconforto com as mudanças rápidas do corpo;
- Busca da perfeição, igualdade em relação a colegas e ídolos;
- Aumento de peso rápido, depósitos de gordura;
- Consumo de suplementos – ganho de massa muscular;
- Prática de atividade física, antes não realizada.
Recomendações Nutricionais
Energia: deve ser distribuída em: 55 a 60% de carboidratos, 10 a 15% de proteínas e 30% de gorduras.
Colesterol: no máximo 300mg diários.
Gordura saturada: máximo 10% do valor calórico da dieta.
Ferro: necessidades aumentadas em adolescentes, devido ao desenvolvimento muscular, esquelético e endócrino. Uma quantidade de alimentos ricos em ferro, como carnes magras, fígado, vegetais verde-escuros, ovos e leguminosas devem ser incluídos na dieta.
Cálcio: necessidades aumentadas em adolescentes, pois nesta fase ocorre a prevenção contra a osteoporose futura. Além disso, estão em fase de crescimento. As doses diárias recomendadas de cálcio para adolescentes variam entre os 800 mg a 1000 mg por dia. Alimentos ricos em cálcio devem ser consumidos diariamente: leite e derivados, gergelim, vegetais verde-escuros e verde-claros.
Zinco: é essencial para o crescimento e maturação sexual do adolescente.
Atividade física: as calorias devem ser ajustadas de acordo com a atividade física. O consumo de proteínas não deve ser supervalorizado, em geral obtem-se quantidades suficientes por meio da dieta normal;
Perfil alimentar do adolescente
- Hábitos alimentares de acordo com moda (dietas da moda), influência de amigos, início do consumo de álcool;
- Não tomam café da manhã;
- Fazem dietas restritivas para emagrecer;
- As refeições são à base de frituras, gorduras trans, doces, chocolates e produtos lácteos;
- Substituem refeições por lanches (fast foods);
- Grande consumo de alimentos industrializados.
Hábitos alimentares inadequados na adolescência podem resultar em desenvolvimento de doenças crônicas, doença coronária, osteoporose e alguns tipos de câncer na vida adulta.




É um problema que tem se tornado cada vez mais comum, devido a hábitos alimentares inadequados.
Muitas pessoas pensam que, em se tratando de um alimento bom, quanto maior o seu consumo, maior também o seu efeito benéfico. No entanto, como a natureza é amante do equilíbrio, isso não acontece. Na verdade, quando se ultrapassa o limite adequado, ocorre um efeito negativo no sistema. Ocorrem desequilíbrios tanto por excesso de alguns nutrientes, quanto pela falta de outros.

Cada pessoa reage diferentemente aos efeitos da cafeína, mas sempre negativamente. A cafeína age sobre o sistema neurobiológico e amplifica as consequências psicobiológicas do estresse. Também aumenta problemas hepáticos e reduz o bom funcionamento do fígado. O café apresenta um metal pesado em sua composição, o cádmio. Esse metal acumula-se nas membranas das células e faz com que os nutrientes (glicose, aminoácidos, vitaminas, minerais, ácidos graxos e água) não consigam entrar, tornando-as desnutridas. 
O corpo precisa de nutrientes para manter suas funções vitais no período noturno. Não se alimentar à noite faz com que o gasto energético fique comprometido: o corpo se acostuma com a falta de nutrientes e passa a reservar gordura (ao invés de queimá-la), dificultando a perda de peso. Permanecer em jejum por muito tempo pode causar problemas futuros como gastrite e hipoglicemia. Pessoas que deixam de jantar acabam exagerando em refeições como café da manhã e almoço.
A gema do ovo é rica em gorduras, ácidos graxos saturados e monoinsaturados, ácidos poliinsaturados, colesterol, cálcio, fósforo, ferro, potássio, sódio, vitamina A e D, riboflavina e niacina. Nela encontramos uma substância chamada luteína, antioxidante que combate radicais livres.
O segredo do chocolate está no cacau, um composto rico em flavonóides (antioxidantes) que ajuda a proteger a saúde do corpo e em especial a do coração.
Conheça os 6 erros mais comuns:
Aumente o consumo de alimentos que ajudam a emagrecer:
O açaí, apesar de ser uma fruta calórica, na dose certa ajuda a queimar calorias. O que torna o açaí um alimento especial é a sua alta concentração de antocianina. Esse pigmento é o responsável por sua cor roxa intensa, quase preta. No nosso organismo age como um potente antioxidante, combatendo os radicais livres. Previne o aparecimento de doenças e o envelhecimento precoce. Aliada à vitamina C e E (nutrientes que também estão no açaí) nutre os vasos melhorando a circulação e, consequentemente, eliminando a celulite. Além disso, as fibras ajudam a regular o intestino. Se você está querendo emagrecer consuma 1 polpa de açaí por dia na forma de suco (sem acrescentar banana ou granola).
-Previne o aparecimento de doenças cardiovasculares e reduz o colesterol ruim do sangue, devido a sua quantidade elevada de fibras. É rica em flavonoides e antioxidantes, substâncias encontradas na casca da fruta. Dessa forma, diminui o risco de infarto. Quantidade necessária: 2 maçãs por dia.
Esta é uma dieta rica em antioxidantes, tais como: vitaminas A, C, E, selênio e zinco. Trata-se de nutrientes fundamentais para o fortalecimento do sistema imunológico. O cardápio a seguir fornece todos esses nutrientes e possui apenas 1800 calorias.
Sim. A gordura é mais facilmente armazenada como gordura corporal. Cada 1g de gordura possui 9 calorias. Apesar disso, não devemos excluir totalmente a gordura da nossa alimentação, pois o organismo precisa de todos os nutrientes em quantidades certas para funcionar bem. De maneira geral, as proteínas devem representar aproximadamente 15% a 20% das calorias totais da dieta, os carboidratos 55% a 60% e as gorduras 20% a 30% (sendo no máximo 10% de gorduras saturadas). Essas calorias devem estar distribuídas em cinco ou seis refeições, cada uma contendo carboidratos, proteínas e gorduras.
Esta dieta é semelhante à dieta paleolítica: rica em verduras verdes, legumes, frutas, peixes, nozes, proteínas de ave, carboidratos, fibras e raízes. Pelo fornecimento de nutrientes, a dieta mediterrânea tem efeito protetor contra a obesidade, o diabetes mellitus tipo 2, doenças cardíacas (especialmente o infarto do miocárdio), doença de Alzheimer, pressão alta e alguns tipos de cânceres.
O HIV (vírus da imunodeficiência humana) é transmitido pelo relacionamento sexual ou por contato com sangue contaminado, podendo ser transferido de mãe para filho durante o parto ou amamentação. Em geral, as pessoas não percebem quando o HIV invade seus corpos. Isso ocorre porque no período inicial de contaminação não há sintomas (exceto febre, às vezes). Com o avanço da invasão, pode ocorrer:
Os seios da face são cavidades nos ossos ao redor do nariz, das bochechas e dos olhos. Essas cavidades são revestidas por membranas que produzem muco, o qual tem função de proteção. Quando os seios da face não drenam adequadamente esse muco, ele fica acumulado e estagnado, tornando a área propícia a infecções. Durante uma infecção aguda, devem ser ingeridos apenas alimentos leves.
É uma doença degenerativa das articulações, caracterizada por causar inchaço e dor branda. Os sintomas surgem aos poucos, progredindo normalmente da seguinte forma:
ngira alimentos ricos em cálcio: algas marinhas, folhas verdes, soja, salmão, sardinha, brócolis e iogurte natural. Os legumes e hortaliças verdes, como couve e alface romana são importantes devido ao seu conteúdo de vitamina K, que auxilia na formação dos ossos. Os ácidos graxos essenciais encontrados em nozes, amêndoas, sementes de linhaça e peixe são importantes para ossos saudáveis. Elimine da sua alimentação açúcares, farinhas refinadas e refrigerantes, pois eles contribuem para o enfraquecimento dos ossos. A ingestão excessiva de sal na alimentação está ligada à perda óssea. Alimentos processados costumam ter muito sódio. Modere o consumo de cafeína e álcool.
A taxa de vitamina C contida no suco é suficiente para aumentar a imunidade?
Pão francês: trocar por pão integral
Cérebro: pessoas acima do peso têm duas vezes mais chances de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), devido aos altos níveis de colesterol apresentados. Também são mais propensas a desenvolverem problemas psicológicos, como ansiedade e depressão.
Se na correria do dia a dia você acaba ficando sem muito tempo para parar e almoçar, aí vão algumas dicas:
A dieta do hipertenso deve conter baixo teor de gorduras (principalmente saturadas), colesterol e sódio. Em contrapartida, deve apresentar elevado teor de potássio e fibras.
A soja é uma leguminosa conhecida há mais de cinco mil anos. No Brasil, o grão vem sendo utilizado em larga escala principalmente pela indústria de alimentos, tornando-se um ingrediente importante na fabricação de óleos, embutidos, chocolates e biscoitos. Por ser um dos alimentos funcionais mais importantes da atualidade, o consumo de soja vem sendo incentivado cada vez mais.
A obesidade infantil está relacionada às mudanças ocorridas no estilo de vida dos pequenos, ao aumento do consumo de alimentos ricos em calorias, açúcares, gorduras e à diminuição da prática de atividade física.

O modo de preparo vai depender de qual hortaliça você pretende levar à mesa:
O gengibre possui óleo essenciais que, consumidos durante ou após refeições, ajudam a elevar a temperatura do corpo, contribuindo para a queima de calorias. Para fazer a infusão, jogue 2 colheres de sopa de gengibre em meio litro de água e depois que levantar fervura, desligue e deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba no mesmo dia.