domingo, 23 de maio de 2010

Uma dieta que protege o coração

A Espanha lançou uma campanha, junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para transformar a Dieta do Mediterrâneo em patrimônio cultural da humanidade. É bem conhecida entre os países europeus a baixa taxa de mortalidade cardiovascular entre os povos da área do Mediterrâneo, incluindo Itália, França, Espanha e Portugal em relação aos países do norte e do leste europeu.

A explicação mais provável para esse fenômeno está relacionada à Dieta Mediterrânea, uma forma de alimentação cuja principal característica é sua riqueza em gordura monoinsaturada, o azeite. É muito importante lembrarmos que a Dieta do Mediterrâneo é muito mais que uma dieta rica em gordura saudável, pois além dela, os povos mediterrâneos consomem muitas frutas, cereais e hortaliças, vinho tinto regularmente e uma quantidade muito pequena de gordura saturada, sob a forma de carne vermelha.

Assim, não basta comer azeite, como pensam algumas pessoas, com o objetivo de proteger o coração, é importante uma variedade de alimentos saudáveis e reduzir a ingestão de gorduras saturadas. Essa é a parte mais difícil para os brasileiros, acostumados ao churrasco, à feijoada e a regar a pizza de mussarela com azeite.

0 comentários:

Postar um comentário