terça-feira, 25 de maio de 2010

O Temido Culote!


O Culote é aquela gordura localizada lateralmente na região dos quadris, mas só quem o tem sabe o que ele de fato significa... Mas, afinal, porque ele existe?

Essa gordura localizada é de origem hormonal e isso explica por que apenas as mulheres possuem esse indesejável “adereço”. Mas gostando ou não, o acúmulo de gordura nessa região é um mecanismo de proteção do organismo. Sim, ela nos protege!

Devido à predominância da testosterona, hormônio masculino, o homem possui tendência a acumular gordura na região visceral (intra-abdominal, localizada próxima aos órgãos) enquanto as mulheres, que possuem predomínio do hormônio estrogênio, tendem a acumular na região subcutânea (abaixo da pele e acima da musculatura abdominal).

A gordura visceral está diretamente relacionada a doenças do coração, alguns tipos de câncer, hipertensão arterial, diabetes tipo 2, entre outras... Não é à toa que o índice de mortalidade de homens por ataques do coração até os 45 anos é muito maior que o das mulheres. Já a gordura abdominal é considerada por muitos pesquisadores como protetora, uma vez que ela não possui uma relação tão direta com essas doenças.

Outro fator muito importante é que essa ação do hormônio feminino privilegiando o acúmulo de gordura no culote acaba por diminuir as chances de acúmulo na região visceral – isso ocorre para que a gordura acumulada fique distante do útero e, em caso de gestação, distante do feto, protegendo-o da ação nociva do excesso desse tecido.

Após a menopausa, ocorre uma diminuição da produção do hormônio feminino, estrogênio, e a testosterona passa a predominar também na mulher. Esse é o fator pelo qual após essa idade o risco de mortalidade por doenças do coração das mulheres passa a ser praticamente igual ao dos homens. Nessa mesma fase, o culote passa a diminuir muito de tamanho e o acúmulo de gordura na mulher passa a ser na região abdominal, assim como nos homens. É fácil de perceber isso se pensarmos em nossas avós com suas barriguinhas avantajadas, mas praticamente sem culote.

Por isso, da próxima vez que olhar para esta parte do corpo, lembre-se dos benefícios que ela traz e não se martirize tanto por causa dela!

1 comentários:

fortaleza disse...

acho pessimo ter culote alem de ser horrivel pelo menos algum lado positivo vejo agora

Postar um comentário