segunda-feira, 25 de outubro de 2010

10 passos para um verão em forma

Confira dicas infalíveis para esculpir as curvas e arrasar na próxima temporada de praia

http://boaforma.abril.com.br/imagens/mt/garota-na-praia.jpg 

Todo ano é a mesma história: o verão se aproxima e recomeça a corrida contra o relógio - e a balança! Para ajudar você na missão de reconquistar as curvas a tempo, BOA FORMA conta quais são os 10 passos para você a chegar lá!

1. Determine metas realistas
Trabalhar com metas possíveis é fundamental, ainda mais quando o assunto é exterminar os quilinhos a mais. Não adianta estabelecer objetivos inatingíveis, que só irão trazer frustração e desânimo. Por isso, mantenha o foco e nunca deixe para começar amanhã. “Faça pequenas mudanças aos poucos, como trocar o pão francês por 1 fatia de integral, comer frutas no lugar de doces e evitar frituras”, aconselha a nutricionista Sônia Almeida, do grupo Vigilantes do Peso.

2. Atividades físicas são fundamentais
Cuidar da alimentação é o primeiro passo para uma vida mais saudável e um corpo mais enxuto. No entanto, não é novidade que, para arrasar no biquíni, só ficar de olho no que colocamos no prato não é suficiente: é preciso apostar nas atividades físicas também. O importante é começar a qualquer momento. Inscreva-se em uma academia ou saia para caminhar 30 minutos todos os dias. O fundamental é se mexer.


3. Nada de dietas radicais As festas de fim de ano estão aí e, talvez, já não dê mais tempo de exterminar todos os excessos. Mas, isso não é desculpa para mergulhar em uma dieta radical e prejudicar a saúde. O segredo é adotar uma dieta balanceada ou apostar em hábitos mais saudáveis e cortar as doses exageradas de sal, açúcar e bebidas alcoólicas.


4. Mantenha o foco
A ida à praia, às festas e confraternizações de fim de ano e até mesmo um jantar no restaurante são perigosas armadilhas para quem está querendo exterminar as gordurinhas. Nesses casos, o truque é forrar o estômago com opções saudáveis antes de partir para o evento em questão. Dessa forma, você não fica tentada a fazer escolhas calóricas ou exagerar nos doces e salgadinhos. No caso da praia, a melhor saída é levar seu próprio lanche para o passeio: assim você foge de tentações como a tradicional espiga de milho na manteiga ou o camarão no espeto.

5. A água ajuda muito Todo mundo já sabe, mas não custa repetir: a água é ingrediente indispensável no dia a dia de quem quer uma vida mais saudável. Além de ser importante para manter a hidratação do organismo, ajuda a combater a retenção de líquido, o que alivia o inchaço, e contribui para o bom funcionamento do seu intestino.

6. Longe das armadilhas Quem quer emagrecer tem que incluir salada no prato. No entanto, é preciso tomar cuidado para não cair na armadilha dos molhos prontos, que podem ser calóricos, e dos complementos, como queijos e frios. “Para que seu prato de salada não vire uma bomba calórica, aposte nos produtos na versão light ou nos naturais, feitos com ervas, vinagre balsâmico e pouco azeite”, ensina Sônia. Para completar a refeição, escolha lascas de carne magra, croûtons light e pedaços de frutas frescas.

7. Evite o açúcar
Pesquisas recentes revelam que o consumo exagerado de açúcar faz com que o gosto pelas frutas diminua. Para não deixar que os doces roubem o lugar das opções saudáveis, a dica é trocar uma dose de açúcar (uma colher de sopa) por uma fruta todos os dias. Dessa forma, as papilas gustativas voltam a sentir e apreciar o sabor da fruta fresca.


8. Que tal fazer um diário alimentar?
Anotar tudo o que entra no seu cardápio diariamente - até mesmo os lanchinhos entre uma refeição e outra - ajuda a manter você na linha. O hábito aumenta sua determinação e ajuda a entender o que está errado na dieta. Mas, atenção, só funciona se você for sincera e anotar tudinho o que come.

9. Fibras fazem bem!
O nutriente também faz parte da lista dos itens indispensáveis para quem quer emagrecer. As fibras dão sensação de saciedade e ainda ajudam a manter o intestino em pleno funcionamento. Por isso, não deixe de incluir em seu cardápio: legumes, frutas, nozes e alimentos integrais em geral são ótimas fontes.

10. Dieta com prazer
Quem segue um estilo de vida saudável pode, sim, se deliciar com um sorvetinho. No entanto, a nutricionista Sônia alerta: “O sorvete de frutas light no palito é a melhor opção. Outra alternativa são os feitos de iogurte diet”, sugere.

0 comentários:

Postar um comentário